Compartilhe!

Colégio Paulo Freire Nossa História

Missão

Compreender o ato educativo como função que vai além dos processos cognitivos. A escola assume uma perspectiva de integrar ações que visem essencialmente trabalhar com as crianças e adolescentes todos os aspectos relacionados com a formação para a cidadania, com a ética e todas as dimensões do ser humano, desenvolvendo e integrando conteúdos que passam a alicerçar o projeto de vida emocional, intelectual, social, profissional, existencial de nossos alunos. Pautados principalmente na afetividade e na formação de cidadãos felizes e capacitados para serem agentes transformadores.

Visão

Crescer como referência em ensino de qualidade, com projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos alunos, em valores éticos e na formação cidadã em parceria com a família, ou seja, educar para os valores com os quais gostaríamos de planejar nosso futuro e encantar novamente o mundo, onde CRESCER saber SER é mais importante que ter.

Valores

– Valorização do aluno como o centro do trabalho da escola.
– Desenvolvimento da criatividade – ensinar e aprender com alegria.
– Crença no potencial das pessoas.
– Colaboração: desenvolver a capacidade de ouvir, analisar e respeitar os outros.
– Cidadania: através da prática, potencializar transformações futuras da realidade social.
– Responsabilidade partilhada (família – escola – comunidade).
– Determinação – ter entusiasmo e esforço reconhecidos como fontes de alto desempenho no trabalho realizado.

Em fevereiro do ano de 1993, ainda em obras, conquistamos nossos primeiros parceiros na Educação Infantil. Eram nove alunos, mas desde o início apresentamos aos pais uma proposta diferenciada e inovadora. Deixando claro que o bem-estar da criança, a alegria em aprender e o seu pleno desenvolvimento era o nosso maior diferencial,

Por isso o slogan: ” a criança em primeiro lugar”, a criança como estrela de todo processo ensino- aprendizagem.

Aos poucos, ano após ano, a escola passou a ser referência no entorno e na comunidade, através da propaganda boca-a-boca, pois não tínhamos o acesso aos meios tecnológicos como hoje. Foi através de nossas práxis pedagógicas que apresentava cada vez mais resultados no processo de ensinagem que o Colégio não parava de crescer. As crianças iam demostrando cada vez mais prazer e interesse em frequentar até então, o nosso pequeno espaço. Não paramos mais de crescer. Ampliamos as instalações trabalhando com honestidade, respeito e organização, cultivando valores e disseminando nossa proposta.

Após muitas solicitações dos pais, a Escola foi crescendo cada vez mais e com o crescimento a escola passou a ocupar toda a residência da família que teve que se mudar para outro local. A mudança abriu espaço para que em 1998, a pedido dos pais dos alunos, a escola passasse a oferecer o Ensino Fundamental – 1ª à 4ª série, que funcionava no prédio especialmente construído com essa finalidade. Com o novo segmento, a escola passou a se chamar Instituto Educacional Paulo Freire e adotou o slogan, “Crescer sabendo ser”, que ilustra bem a admiração pelo educador Paulo Freire; pois a Diretora Maria Adair teve a grande oportunidade de conhece-lo pessoalmente em São Paulo quando ainda cursava o Magistério. Ele a fez apaixonar-se pela educação e acreditar que somente através de um ensino significativo e de qualidade poderemos mudar uma nação. Por esta razão, empreendemos uma grande luta para incluir no currículo da escola uma nova disciplina denominada ‘Cidadania’, sendo vitoriosos nesta também.

Em 2004, novamente atendendo ao pedido dos pais, foi implantado o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série. O sucesso foi tão grande, que em 2009, inauguramos nossa segunda unidade do Colégio, no bairro Cabral, mais uma vez acreditando no diferencial da nossa proposta e prática pedagógica. Graça ao nosso comprometimento e muito trabalho, em fevereiro de 2013 foi implantado o Ensino Médio, desta vez atendendo aos pedidos dos nossos próprios alunos.

Acreditando que podemos ser sempre melhores naquilo que fazemos, estamos chegando aos 24 anos de dedicação, trabalho sério e muito amor!

“Sejam todos bem-vindos ao Aconchego e Comprometimento!”

PAULO FREIRE – QUEM FOI?

 

A vida e a obra de Paulo Freire confundem-se, pois não escreveu sobre coisas abstratas ou distantes, que ouviu falar. Escreveu sobre o óbvio, o cotidiano, sobre aquilo que se via (que ele via), que se observava (que ele observava), que se escutava (que ele escutava) e o que se sentia (o que ele sentia) todos os dias.

Paulo Régis Neves Freire, ou somente Paulo Freire, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife. Foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada ”educação bancária”, tecnicista e alienante. O educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado, mas conhecido como Método Paulo Freire, que aproxima o aluno do conteúdo, pela utilização de palavras conhecidas pelo mesmo (dando significado ao conteúdo aprendido). Inicialmente o método só era usado na alfabetização, mas logo se estendeu para outras áreas. Freire, mais que um educador, um pensador comprometido com a vida, com a existência.

O Instituto Educacional Paulo Freire adotou o slogan, “Crescer sabendo ser”, que ilustra bem a admiração por este grande educador. A Diretora Maria Adair teve a grande oportunidade de conhece-lo pessoalmente em São Paulo quando ainda cursava o Magistério. Ele a fez apaixonar-se pela educação e acreditar que somente através de um ensino significativo e de qualidade poderemos mudar uma nação.

E.I – AUGUSTO CURY

Visamos construir um mundo melhor e sabemos que temos uma função significativa no processo de educação dos nossos alunos.

Nosso compromisso é maior do que trabalhar conteúdos. Somos também responsáveis por formar sujeitos criativos, críticos e determinados. Através da Escola da Inteligência, visamos uma educação socioemocional para o desenvolvimento também da inteligência emocional preparando assim nossos alunos para enfrentar os desafios da vida. O colégio Paulo Freire tem esse compromisso de contribuir para esse desenvolvimento integral do aluno. Saúde psicossocial e construção de relações saudáveis se trata de uma das nossas metas!