Compartilhe!

Linha Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O maior diferencial do colégio Paulo Freire é preparar os nossos alunos para serem agentes transformadores.

Proposta pedagógica diferenciada buscando a construção de um ensino onde o aluno é protagonista de sua aprendizagem, com práticas pedagógicas lúdicas, com experimentações e aulas com recursos multimídias dando significado ao conteúdo aprendido. Preocupamos em criar estratégias para que o aluno desenvolva as suas potencialidades de forma global, consciente e crítica da realidade. “Um cidadão é um aluno que utiliza sua EDUCAÇÃO para TRANSFORMAR “, como disse Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

Visando um melhor desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos e uma maior integração entre família e escola, o Colégio Paulo Freire oferece o Serviço de Orientação Psicológica. Este serviço tem como objetivo oferecer orientação aos alunos e pais interessados, dentro do contexto escolar. Os pais têm acesso diariamente a este profissional, através de reuniões e Encontros de pais que acontecem na escola. Este trabalho é realizado juntamente com os professores, supervisão e direção escolar e proporciona dentro deste ambiente um espaço de reflexão e entendimento global da formação dos nossos alunos.

FILOSOFIA

“Aprendendo a conviver e crescer sabendo ser”

Este não é apenas o slogan da escola, mas o pilar no qual sustenta a prática pedagógica do Instituto Educacional Paulo Freire.

Sabemos que o nosso compromisso com uma ação educativa voltada para o exercício da cidadania exige-nos pensar numa escola não excludente, ajudando as crianças na compreensão da diversidade que constitui a humanidade, por isso, tão rica e bela. É sob um ideal praticável de educação que o Instituto Educacional Paulo Freire vem preencher uma importante lacuna para uma mudança de paradigma na abordagem de relacionamento professor – aluno e na aprendizagem, visando à formação de jovens líderes, arrojados, criativos, seguros, tolerantes, tranquilos, levando o ser humano a desenvolver sabedoria, contemplação de tudo que é bom e a se apaixonar pela vida. Compreender o ato educativo como função que vai além dos processos cognitivos, a escola assume uma perspectiva de integrar ações que visem essencialmente trabalhar com as crianças e adolescentes todos os aspectos relacionados à formação humana, pautada em ações da prática da cidadania, a ética e a todas as dimensões do ser humano interagindo com conteúdo que podem alicerçar o projeto de vida emocional, verdade intelectual, social, profissional e existencial de nossos alunos.

Valorizando principalmente a efetividade na formação de cidadãos verdadeiramente felizes e capacitados para serem agentes transformadores de toda a sociedade