Compartilhe!

Quem somos

QUEM SOMOS

Em fevereiro do ano de 1993, ainda em obras, conquistamos nossos primeiros parceiros na Educação Infantil. Eram nove alunos, mas desde o início apresentamos aos pais uma proposta diferenciada e inovadora. Deixando claro que o bem-estar da criança, a alegria em aprender e o seu pleno desenvolvimento era o nosso maior diferencial. “A criança em primeiro lugar”, a criança como estrela de todo processo ensino- aprendizagem.

Aos poucos, ano após ano, a escola passou a ser referência no entorno e na comunidade, através da propaganda boca-a-boca, pois não tínhamos o acesso aos meios tecnológicos como hoje. Foi através de nossas práxis pedagógicas que apresentava cada vez mais resultados no processo de ensinagem que o Colégio não parava de crescer. As crianças iam demonstrando cada vez mais prazer e interesse em frequentar até então, o nosso pequeno espaço. Não paramos mais de crescer. Ampliamos as instalações trabalhando com honestidade, respeito e organização, cultivando valores e disseminando nossa proposta.

Após muitas solicitações dos pais, a escola foi crescendo cada vez mais e com o crescimento passou a ocupar toda a residência da família que teve que se mudar para outro local. A mudança abriu espaço para que em 1998, a pedido dos pais dos alunos, a escola passasse a oferecer o Ensino Fundamental – 1ª à 4ª série, que funcionava no prédio especialmente construído com essa finalidade. Com o novo segmento, passamos a chamar Instituto Educacional Paulo Freire e adotou o slogan, “Crescer sabendo ser”, que ilustra bem a admiração pelo educador Paulo Freire; pois a Diretora Maria Adair teve a grande oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em São Paulo quando ainda cursava o Magistério. Ele a fez apaixonar-se pela educação e acreditar que somente através de um ensino significativo e de qualidade poderemos mudar uma nação. Por esta razão, empreendemos uma grande luta para incluir no currículo da escola uma nova disciplina denominada ‘Cidadania’, sendo vitoriosos nesta também.

Em 2004, novamente atendendo ao pedido dos pais, foi implantado o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série. O sucesso foi tão grande, que em 2009, inauguramos nossa segunda unidade do Colégio, no bairro Cabral, mais uma vez acreditando no diferencial da nossa proposta e prática pedagógica. Graça ao nosso comprometimento e muito trabalho, em fevereiro de 2013 foi implantado o Ensino Médio, desta vez atendendo aos pedidos dos nossos próprios alunos.

Acreditando que podemos ser sempre melhores naquilo que fazemos, estamos chegando aos 24 anos de dedicação, trabalho sério e muito amor!

“Sejam todos bem-vindos ao Aconchego e Comprometimento! ”