Linha Pedagógica

+de 0

anos ensinando
+ de 0

turmas por ano

O maior diferencial do colégio Paulo Freire é preparar seus alunos para serem agentes transformadores.

Com uma proposta pedagógica diferenciada buscamos a construção de um ensino onde o aluno é protagonista de sua aprendizagem, com práticas pedagógicas lúdicas, experimentações e aulas com recursos multimídias dando significado ao conteúdo aprendido.

Preocupamos em criar estratégias para que o aluno desenvolva as suas potencialidades de forma global, consciente e crítica da realidade.

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Paulo Freire.

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp

Serviço de Psicologia

Visando um melhor desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos e uma maior integração entre família e escola, o Colégio Paulo Freire oferece o Serviço de Orientação Psicológica.

Este serviço tem como objetivo oferecer orientação aos alunos e pais interessados, dentro do contexto escolar. Os pais têm acesso diariamente a este profissional, através de reuniões e encontros de pais que acontecem na escola.

Este trabalho é realizado juntamente com os professores, supervisão e direção escolar, proporcionando dentro deste ambiente um espaço de reflexão e entendimento global da formação dos nossos alunos.

Filosofia - "Crescer sabendo ser"

Este não é apenas o slogan da escola, mas o pilar no qual sustenta a prática pedagógica do Instituto Educacional Paulo Freire.

Sabemos que o nosso compromisso com uma ação educativa voltada para o exercício da cidadania exige-nos pensar numa escola não excludente, ajudando as crianças na compreensão da diversidade que constitui a humanidade, por isso, tão rica e bela. É sob um ideal praticável de educação que o Instituto Educacional Paulo Freire vem preencher uma importante lacuna para uma mudança de paradigma na abordagem de relacionamento professor – aluno e na aprendizagem, visando a formação de jovens líderes, arrojados, criativos, seguros, tolerantes, tranquilos, levando o ser humano a desenvolver sabedoria, contemplação de tudo que é bom e a se apaixonar pela vida.

Compreender o ato educativo como função que vai além dos processos cognitivos. Ter uma formação humana, pautada em ações da prática da cidadania, a ética e a todas as dimensões do ser humano, valorizando principalmente a efetividade na formação de cidadãos verdadeiramente felizes e capacitados para serem agentes transformadores de toda a sociedade.

Tecnologia e Inovação

Utilizamos tecnologias educacionais modernas, como plataformas digitais interativas e ferramentas colaborativas, que promovem maior participação dos estudantes no processo de aprendizagem. Essas metodologias tornam as aulas mais dinâmicas, despertam o interesse dos alunos e estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas.

Ao integrar tecnologia, metodologias ativas e um corpo docente comprometido com a excelência, o Colégio Paulo Freire oferece um ambiente de aprendizagem inovador, que prepara os estudantes não apenas para o vestibular ou para o mercado de trabalho, mas para a vida em uma sociedade em constante transformação.

DNA SOCIOEMOCIONAL

Programa socioemocional inovador, idealizado pelo Dr. Augusto Cury.

Seu intuito é desenvolver as habilidades socioemocionais em todas as fases da idade escolar. As ações propostas confirmam a necessidade da educação socioemocional para a formação integral do ser humano e representam o atendimento de uma necessidade latente no Brasil e no mundo.

Tamanha é a importância das questões emocionais que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui as “competências socioemocionais” em cada uma de suas 10 competências gerais