Compartilhe!

Paulo Freire – Quem foi?

PAULO FREIRE 

A vida e a obra de Paulo Freire muito se confundem, pois ele não escreveu coisas abstratas ou distantes, que ouviu falar. Escreveu sobre o óbvio, o cotidiano, sobre aquilo que ele via, observava, escutava e sentia todos os dias.

Paulo Régis Neves Freire, ou somente Paulo Freire, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife. Foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada ”educação bancária”, tecnicista e alienante. O educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado, mas conhecido como Método Paulo Freire, que aproxima o aluno do conteúdo, pela utilização de palavras conhecidas pelo mesmo (dando significado ao conteúdo aprendido). Inicialmente o método só era usado na alfabetização, mas logo se estendeu para outras áreas. Freire, mais que um educador, um pensador comprometido com a vida, com a existência.

O Instituto Educacional Paulo Freire adotou o slogan, “Crescer sabendo ser”, que ilustra bem a admiração por este grande educador. A Diretora Maria Adair teve a grande oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em São Paulo quando ainda cursava o Magistério. Ele a fez apaixonar-se pela educação e acreditar que somente através de um ensino significativo e de qualidade poderemos mudar uma nação.