Ensino Fundamental I

Curso

Ensino Fundamental I

Como educadores temos consciência de que o ensino não pode continuar acontecendo como simples transmissão e repetição de conteúdos prontos. Um trabalho educacional em sintonia com os princípios éticos devem partir dos conhecimentos prévios do aluno, aguçando o aprender com situações- problemas, despertando o interesse, exercitando o prazer de pensar, construindo, reconstruindo e compartilhando as descobertas.

Acreditamos que o conhecimento é construído através de uma prática pedagógica lúdica e vivenciada no dia a dia, significando o que se aprende a todo o momento.

Como disse Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção”.

Através de projetos pedagógicos significamos ainda mais os conteúdos, pois trabalhamos de forma contextualizada, interdisciplinando os conteúdos das diversas áreas do conhecimento. Um conteúdo estudado e aprendido é uma ponte para novos conhecimentos. A formação cidadã faz parte de todo o nosso currículo onde a criança aprende os seus direitos, mais também os seus deveres, tornando-se desde pequenos transformadores do mundo em que vive.

A CULINÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Uma maneira de trabalhar diversas disciplinas ao mesmo tempo Assim como as aulas práticas servem para estimular o conhecimento de alguma disciplina, a culinária tem a vantagem de iniciar discussões sobre os mais variados temas. Professores a utilizam como estratégia para trabalhar conteúdos multidisciplinares envolvidos na grade curricular de alunos.

Por exemplo, por meio de uma aula prática com receitas e identificação de alimentos, é possível estimular a leitura de instruções e rótulos, o crescimento do vocabulário etc. Da mesma forma, a aula de culinária também pode ajudar com o raciocínio matemático, por meio da soma de ingredientes, conhecimento sobre medidas, contagem de tempo e temperatura, entre outros aspectos.

Além disso, professores estimulam, a partir de aulas de culinária, o aprendizado científico (origem e propriedade de ingredientes), geográfico (regiões e climas de produção de cada alimento), histórico (hábitos alimentares e sua relação com a cultura) e até mesmo artístico (criatividade, inovação e apresentação de alimentos). Ou seja, é um ótimo ponto de partida para diversos temas tradicionais.

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