Projetos Interdisciplinares

O Balé é oferecido para as meninas da Educação Infantil, sendo ele uma vez por semana. Além do Balé clássico as crianças aprendem também outros ritmos musicais.

O balé colabora positivamente para o bem-estar físico e também emocional dos estudantes, ajudando a ter consciência corporal, dentre tantos ouros benefícios, como: ser mais disciplinada e esforçada, corrigindo a postura e ajudando a ganhar elasticidade; permitindo melhor equilíbrio, reflexos e exercitando a coordenação motora e agilidade; desenvolvendo a expressão corporal a atenção e memorização; ajudando ainda na circulação sanguínea e respiração.

Oferecida para a Educação Infantil, a musicalização é muito importante na infância, pois desperta o lado lúdico aperfeiçoando o conhecimento, a socialização, a alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora e criatividade.
Promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética, além de desenvolver a linguagem oral, a afetividade e a percepção corporal e sonora.

A modalidade Judô é oferecido aos meninos, sendo ele uma vez por semana. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes, melhorando a coordenação motora e conseguindo um domínio corporal melhor.
O Judô possui regras que servem para a vida e dentre muitos benefícios, destacam-se: o controle muscular e aperfeiçoamento do reflexo permitindo maior equilíbrio e desenvolvimento do raciocínio; o fortalecimento dos músculos e autoconfiança, ajuda ainda na circulação sanguínea e respiração e contribui para que a criança tenha mais respeito consigo e com os companheiros, fazendo com que ele seja mais disciplinado e esforçado.

Na Educação Infantil é importante estimular a criatividade da criança e mantê-la interessada em aprender, para isso – às vezes – é necessário sair da sala de aula e incentivar a prática de atividades diferentes, como a Culinária. Escolher ingredientes, misturar, preparar e cozinhar – sempre sob a supervisão de um adulto – são ações que provocam a participação coletiva, ajudam no desenvolvimento de habilidades e favorecem o aprendizado de novos conteúdos, como:

• A origem dos alimentos e novos sabores As aulas de Culinária permitem que as crianças descubram novos alimentos e como eles chegam à nossa mesa, quais são de origem animal e quais são plantados, além de conhecerem as diferenças de sabor e textura de frutas, legumes e verduras, por exemplo;

• Propriedades nutritivas e a importância de uma alimentação saudável Esse tipo de aula, dependendo da maneira que for conduzida, contribui para a familiarização dos alunos com os nutrientes necessários para manter uma dieta balanceada;

• Coordenação motora Cortar, lavar, misturar, aquecer, refrigerar e até mesmo moldar – sempre com segurança e sob supervisão – é uma maneira de desenvolver a coordenação motora dos pequenos e prepara-los para a prática cotidiana dessas ações;

• Outras disciplinas Com as receitas, além de treinar leitura, as crianças também praticam Matemática por meio de medidas e soma de ingredientes, tempo e temperatura.

Cozinhar também permite que os alunos exercitem a memória durante a execução de uma receita, a paciência ao esperar o tempo necessário de preparo e a concentração para manusear e acertar medidas. Enfim, Culinária é uma aula prática que pode ser muito didática.

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