Educação Infantil
Segundo Paulo Freire “ A leitura de mundo precede a leitura da palavra”.
A alfabetização no Colégio Paulo Freire acontece de forma significativa e prática.
As crianças vivenciam o objeto de conhecimento, dando significado aos conteúdos trabalhados, principalmente através da fantasia e do lúdico. Trabalhamos com ricos projetos, pois acreditamos que através da observação, e do lúdico que realizamos discussões reflexivas, é que construímos o conhecimento.
É importante também criar um ambiente alfabetizador, onde a aprendizagem seja construída de forma prazerosa.
A articulação entre mundo e alfabetização é imprescindível e deve ser vista como a relação da criança com o seu meio, dentro do qual ela se compreende como SER que atua diretamente para a constituição na sua vida social.
Através de uma prática pedagógica onde a criança é respeitada na sua individualidade, propomos atividades lúdicas e significativas que a instiguem a querer aprender. Assim a criança também aprende a respeitar o próximo e a agir de forma solidária, pois acreditamos que preparar o aluno para a vida em sociedade, ou seja, para a socialização com o outro, deve ser tão importante como ensinar a ler, escrever e contar.
PILARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- Aprendizagem Significativa
- Sociointeracionismo
- Ludicidade
LANCHE SAUDÁVEL
Sabemos que nessa faixa etária as crianças estão criando vários hábitos.
Por isso priorizamos também o incentivo a bons hábitos alimentares com um cardápio de uma alimentação balanceada, por isso, não permitimos o consumo (na escola) de balas, chicletes, chips, refrigerantes, frituras, chocolates e outros alimentos pobres em nutrientes.
Todos os dias tem o momento da fruta, onde a criança aprende através da manipulação da mesma, do cheiro e o prazer de experimentar coletivamente as diversas frutas.
HORÁRIO INTEGRAL
Oferecemos também horário integral na Unidade II (Cabral) para crianças do Maternal I ao 5° ano.
Há uma rotina muito diversificada nas atividades, incentivando a socialização das mesmas em momentos de brincadeiras, fantasias e hora da leitura.
Além do momento coletivo na hora do lanche e do almoço, os alunos fazem as lições de casa juntos e aprendem um com o outro.