Filosofia

“Crescer sabendo ser”

Este não é apenas o slogan da escola, mas o pilar no qual sustenta a prática pedagógica do Instituto Educacional Paulo Freire.

Sabemos que o nosso compromisso com uma ação educativa voltada para o exercício da cidadania exige-nos pensar numa escola não excludente, ajudando as crianças na compreensão da diversidade que constitui a humanidade, por isso, tão rica e bela. É sob um ideal praticável de educação que o Instituto Educacional Paulo Freire vem preencher uma importante lacuna para uma mudança de paradigma na abordagem de relacionamento professor – aluno e na aprendizagem, visando à formação de jovens líderes, arrojados, criativos, seguros, tolerantes, tranquilos, levando o ser humano a desenvolver sabedoria, contemplação de tudo que é bom e a se apaixonar pela vida.

Compreender o ato educativo como função que vai além dos processos cognitivos, a escola assume uma perspectiva de integrar ações que visem essencialmente trabalhar com as crianças e adolescentes todos os aspectos relacionados à formação humana, pautada em ações da prática da cidadania, a ética e a todas as dimensões do ser humano interagindo com conteúdo que podem alicerçar o projeto de vida emocional, verdade intelectual, social, profissional e existencial de nossos alunos.

Valorizando principalmente a efetividade na formação de cidadãos verdadeiramente felizes e capacitados para serem agentes transformadores de toda a sociedade